quarta-feira, 8 de outubro de 2008

texto jornalistico

PROJETO RIPE

O RIPE tem como objetivo criar uma Rede de Intercâmbio de Produção Educativa de forma autônoma e independe. As escolas envolvidas no projeto terão a sua disposição equipamentos e vários recursos ligados à tecnologia da comunicação e informação para criar som e imagem acerca dos conteúdo e conhecimentos produzidos dentro e fora da sal de aula.Este projeto também está sendo desenvolvido na Escola Municipal José Francisco Nunes, Povoado de Itapicurú município de Irecê, tendo como foco alunos e alunas dos grupos 11A,11B,12A,12B,13,14 e a E.J.A a usarem o laboratório de informática como mecanismo de facilitação da prática leitora, produção colaborativa, criação de blog.Um ambiente que favorece e facilita alunos e alunas desenvolverem sua criatividade usando instrumentos para produção de audio, vídeo e a construção da rádio web na escola, bem como a produção de um documentário que terá como tema o poema de Manoel Bandeira "o bicho" seguindo o modelo do documentário "Ilha das flores".

Através do RIPE as escolas irão disponiblizar os seus produtos em uma rede exclusiva na internet, mas de acesso livre a qualquer um que queira observar. Além disso o projeto propõe a criação de radios webs nas escolas e a sua programação será pensada e executada pelos próprios alunos.

Nas escolas terão o que se pretende, é a itegração total dos alunos em produtores de culturas e conhecimentos. Busca-se assim, intensificar o papel protagonista dos alunos e alunas e dos professores construindo novas possibilidades para o sistema educacional, para que, articulando os conhecimentos e saberes emegentes das populações locais, promovam, através de uma intenso e qualificado trabalho dos professores. Não podemos negar que os desafios em incluir uma plataforma em software livre são grandes atualmente, mas tendem a ser vencidos em breve pela dedicação da equipe qualifricada que compõe o projeto.

Outro aspecto importante a ser observado é a utilização de software livre na edição e produção dos materiais desenvolvidos tais como: vídeos, vinhetas, gingles, páginas da internet, apresentações, textos etc...

Com o desenvolvimento do projeto há uma maior participação dos alunos dando outro significado à sua própria aprendizagem e apreendendo valores como: autonomia, responsabilidade, solidariedade, moral, ética entre outros.

2 comentários:

dulce disse...

Olá colega muito boa sua interpretação sobre o projeto ripe.
Eu também entendi que os alunos serão envolvidos no processo de construção do projeto na escola.
Gicélia e eu vamos
elaborar um projeto de rádio com apoio do ponto de cultura.
A propósito,Sule não pediu para você fazer um texto sobre um dos projetos já existentes? Eu escrevi sobre TABULEIRO DIGITAL.

Não fique longe da gente não . Se aproxime e seja benvinda.
Beijos

Sule disse...

OI Osenita! Esta melhorando muito na tua escrita... É assim mesmo!!!
Agora, cuide quando usar as tecnologias como 'mecanismo", lembre-se que discutimos a questão das potencialidades e possibilidades... Entender as tecnologias como "mecanisnmo de facilitação da pratica leitora, produção colaborativa, criação de blog", é reduzi-la apenas a meras ferramentas... AS tecnologias não vão ser facilitadoras, e sim, na sua pratica docente, junto com teus alunos precisa ser vistas como "articuladoras"...
Outro ponto que senti falta, foi de vc aprofundar mais um pouco da questão da presença da radio web na escola! Entender como vocês estão vendo essa dinâmica, como isso ira contribuir na dinâmica da escola...
Enfim,...
Bjinhos
Sule