terça-feira, 24 de novembro de 2009

texto; Ovide Decroly

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/
ENSINO FUNDAENTAL/ SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE: GEAC PEDAGOGIA AO LONGO DA HISTÓRIA
PROFESSORA: ROSELI SÁ
CURSISTA: OSENITA PEREIRA DE OLIVEIRA






A necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento

Ovide Decroly





"A educação deve estar para a vida e mediante a vida. A resposta à mobilidade que condena a uma escola passiva é o ensino ativo, que permite ao aluno ou à aluna atuar como o inventor ou o artista, ou seja, fazendo tentativas - ensaios e erros".(Decroly)



Irecê
2009
INTRODUÇÃO

O educador Ovide Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de que o aluno deve conduzir seu próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Observa-se que alguns de seus pensamentos ainda se fazem presente hoje e estão bem presentes nas salas de aula em que coincidem com propostas pedagógicas utilizadas atualmente que é a pedagogia por projetos na qual defende-se a interdisciplinaridade. Uma outra defesa dele em relação a melhoria da educação foi de que nenhuma turma devem exceder vinte ou vinte e cinco alunos, sendo ela também uma luta nossa para acabar com as salas super lotadas. Ele incentivou o trabalho com o lúdico em sala de aulas e divulgou seus jogos, destinados ao desenvolvimento intelectual e motor. Esses jogos foram reproduzidos e passaram a ocupar o espaço da educação pré-escolar.
Sua obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil; destaca o caráter global da atividade da criança e a função de globalização do ensino. Declory, foi ao mesmo tempo educador, psicólogo, médico, universitário.  Em 1923, aproximadamente, houve a descrição do método sincrético de alfabetização, também chamado de método global de Declory. O médico e educador belga defendeu a ideia de que as crianças aprendem o mundo com base em uma visão do todo, em que o método globalizante de Declory deve ser realizado pela criança em três estágios que correspondem à marcha da aprendizagem, sendo eles;  
A observação: Que visa pôr a criança em contato com os objetos, fenômenos, seres e acontecimentos;
A associação: Visa relacionar, entre si, objetos e ratos, próximos e longínquos, presentes e passados, o homem e o seu meio;
A expressão: Visa manifestar o pensamento de modo acessível aos demais, por meio da palavra, da escrita, do desenho, do trabalho manual, etc.
Estes três estágios gradativos do método Declory podem assim ser traduzidos em termos de disciplinas tradicionais, como é o caso da observação, que abrange as áreas deciências naturais, a geometria e o cálculo. Segundo Decroly, as unidades de globalização, a que ele chama de "centros de interesse", devem ser determinadas de acordo com as necessidades primordiais da criança -alimentação, respiração, asseio, proteção contra intempéries e os perigos, jogo e trabalho – e todas as atividades escolares, em todas as matérias, devem girar em torno de tais centros. Esses centros são os seguintes:    A criança e a família.  A criança e a escola. Jean-Ovide Decroly, foi diretor da Escola "École L'Ermitage" em 1907, cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova.
Os centros de interesse são grupos de aprendizado organizados segundo faixas de idade dos estudantes. Eles também foram concebidos com base nas etapas da evolução neurológica infantil e na convicção de que as crianças entram na escola dotadas de condições biológicas suficientes para procurar e desenvolver os conhecimentos de seu interesse. A marca principal da escola decloriana são os centros de interesse, nos quais os alunos escolhem o que querem aprender. São eles também que constroem o próprio currículo, segundo sua curiosidade e sem a separação
O conceito de interesse é fundamental no pensamento de Declory. Segundo ele, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento. Declory atribuía às necessidades básicas a determinação da vida intelectual. Para ele, as quatro necessidades humanas principais são comer, abrigar-se, defender- se e produzir. Segundo Declory, convém que o trabalho das crianças não seja uma simples
cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento.
Decroly escreveu mais de 400 livros, porém nunca sistematizou nenhum de seus método por escrito, por julgá-lo em construção constante. Partindo dessa idéia, ele acredita e defende-a, sendo sua resposta bem positiva, chegando a propor medidas para que isso aconteça, sugerindo a classificação prevista dos alunos, formação de classes homogêneas, diminuição do efetivo das classes, modificando os programas, distribuindo os assuntos de maneira diversa, utilizando a interdisciplinaridade, partindo da própria criança, de seus interesses e necessidades.
Declory, também defendeu o trabalho em grupos, acreditando que a escola deve preparar o aluno para o convívio em sociedade, educando para conviver respeitando as diferenças, tendo como principal valor à liberdade e conciliando as liberdades individuais com as coletivas.Assim exigindo que o ensino fosse apropriado aos interesses da criança, no qual julgava ser útil iniciar sempre com as mais primitivas necessidades da humanidade em contato com o meio. Necessidades de nutrir-se, de vestir-se, de trabalhar em harmonia com a coletividade. Para Declory "a escola há de ser para o menino e não o menino para a escola".

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