segunda-feira, 7 de junho de 2010

Infância e suas singularidades

UFBA – Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Programa de Formação Continuada de Professores – Município de Irecê
Curso de Pedagogia – Ensino Fundamental/ Séries Iniciais
Disciplina: Infância e suas singularidades
Professora – Leomárcia Uzêda
Cursistas – Osenita Pereira de Oliveira e Cláudia Neide Santos


AVALIAÇÃO




“A criança tem maneiras de ver, de pensar e de sentir que lhes são próprias”. Rousseau (séc. XVIII)



A Educação Infantil vem se expandindo no Brasil e no mundo, evidenciando a idéia contemporânea do “aprender a aprender”. Para nós educadores, reconhecemos que a criança se desenvolve espontaneamente, de acordo com o que pensam e vivenciam ativamente e passa adquirir novos conhecimentos, sendo o ponto de partida do ensino, adequando com o contato que elas criam com o mundo.
A Educação Infantil deve cumprir um papel socializador, permitindo às aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolver uma identidade própria, sendo assim, a educação tem como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre, naturalmente nas crianças, que traz consigo uma idéia verdadeira que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividades práticas. Para que as crianças possam criar, é imprescindível que lhes sejam oferecidas experiências ricas, sejam elas voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens em situações orientadas.
Ao refletirmos à nossa prática pedagógica no ensino de Educação Infantil, destacamos uma qualidade que toma a vivência e conhecimentos prévios da criança como ponto de partida, tornar-se capazes de construir para novos conhecimentos, valorizando suas descobertas, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas.
Segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN), na instituição de Educação Infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos...

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Nesta citação, nos mostra quais as competências a serem desenvolvidas pelas crianças de Educação Infantil e proporcionar meios de concretizar as intenções educativas estabelecidas. Através da imagem positiva de si descobrir, conhecer progressivamente o seu próprio corpo, suas potências, seus limites, desenvolvendo e valorizando suas atitudes que contribui para a sua conservação como as brincadeiras e expressando emoções, sentimentos, brincadeiras, pensamentos, desejos e necessidades.
























REFERÊNCIA:



Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução. v.1. Brasília, MEC/ SEF, 1998.

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